Encontro com empresários e representante da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China discute internacionalização dos negócios

quarta, 06 de agosto de 2025

Com o objetivo de abrir caminhos para a internacionalização da economia local, a Prefeitura de Juiz de Fora, através da Câmara Intersecretarial de Relações Internacionais, e em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), promoveram, na última terça-feira (5), a palestra “Comércio Exterior e Oportunidades de Negócios com a China”. O evento realizado na sede da ACEJF reuniu mais de 100 empresários da cidade e da região.

 

A palestra foi conduzida pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Andrew Tang, que apresentou possibilidades de parcerias com cidades chinesas. “Apresentei à prefeita duas cidades chinesas com potencial de cooperação para se tornarem cidades-irmãs de Juiz de Fora: uma de pequeno porte, com cerca de um milhão de habitantes, e outra de médio porte, com cinco milhões”. Tang também destacou que foi responsável pela atração de grandes empresas para o Brasil, como a Jac Motors e a BYD.

Durante o evento, a prefeita Margarida Salomão ressaltou a importância da aproximação com mercados estratégicos no atual cenário econômico global. Segundo ela, a parceria com a China pode contribuir significativamente para a internacionalização da economia local, considerando o protagonismo do país nas relações comerciais.

A China ascendeu da sexta maior economia mundial no ano 2000 para a liderança global em 2021, segundo dados do PIB por paridade de poder de compra (PIBPPC). As projeções para 2050 indicam que o país deve manter essa posição, com o maior Produto Interno Bruto per capita do mundo.

O presidente da ACEJF, Aloísio Vasconcelos, classificou o encontro como um marco para a entidade. “A presença do presidente da Câmara Brasil-China representa mais um passo estratégico de Juiz de Fora rumo a um relacionamento bilateral próspero. Essa oportunidade devemos ao professor Inácio, secretário de Desenvolvimento, e à sua equipe, que têm sido parceiros fundamentais”, afirmou.

Vasconcelos também destacou a atuação da nova vice-presidência setorial de Comércio Exterior da ACEJF, liderada por Alexandre Rezende, CEO do Porto Seco, como ferramenta para aproximar os empresários locais do mercado internacional.

 

A palestra inaugura uma agenda mensal colaborativa, entre a prefeitura e as entidades empresariais, focada em temas centrais, muitos deles já reivindicados há anos pelo setor produtivo através da ACEJF.
Entre as prioridades discutidas estão: a criação de um calendário consistente de eventos para o Expominas, reforçando a vocação da cidade para o turismo de negócios; a melhoria do acesso ao Aeroporto Regional; a definição de uma função estratégica para o Aeroporto da Serrinha, além da aceleração do Parque Tecnológico de Juiz de Fora.

A convicção da classe empresarial é de que, em conjunto, seja possível transformar antigas pautas em conquistas concretas. A proposta reforça o posicionamento de Juiz de Fora como polo regional de desenvolvimento.

Fonte:

Galeria de Fotos